terça-feira, 11 de novembro de 2008

Visita ao Arquivo Municipal de Ponte de Lima

A nossa escola teve hoje a oportunidade de ir ao Arquivo Municipal. Esta actividade deu-nos a conhecer, de forma sumária, a evolução da escrita ocidental, abordando os diferentes tipos de escrita, os utensílios e suportes utilizados, as iluminuras e a importância do papel dos escribas. Depois de uma breve abordagem teória, tivemos à nossa disposição um atelier de caligrafia antiga e pudemos elaborar um texto iniciado com uma letra capital.

Texto do Miguel 3º Ano (Turma B):

Eu e a minha turma fomos visitar o Arquivo de Ponte de Lima, dia 11 de Novembro. No Arquivo havia documentos antigos que são manuscritos.
A nossa visita de ontem foi mais dirigida para o scriptorium. Lá eu vi um boneco vestido de frade com uma pena na mão a copiar um texto grande. Era um copista – um monge que vivia num mosteiro e que copiava textos e ensinava as pessoas a ler e escrever. Os copistas usavam tinteiros, conchas, canas e penas para escreverem.
Depois vimos um PowerPoint que mostrava imagens dos materiais usados pelos copistas e tinha pequenos textos para nós lermos.
Por fim fizemos um trabalhinho onde aprendemos a fazer a letra – as iluminuras.
Eu gostei de ir visitar o Arquivo de Ponte de Lima.

0 Comentários: